O ciclismo é uma modalidade esportiva que, com o passar do tempo, vem ganhando cada vez mais praticantes. Além de trazer diversos benefícios para a saúde física e para a saúde mental, pedalar é uma forma de reduzir a quantidade de carros e motos nas ruas, contribuindo para a mobilidade urbana e também com a diminuição da poluição produzida pelos gases emitidos pelos veículos. Mas o ciclismo é muito mais do que subir em cima de uma bicicleta e sair pedalando. Diversos acessórios garantem um pedal mais confortável e seguro para quem deseja se aventurar sobre duas rodas.

E se o assunto for o ciclismo como prática esportiva, conforto e segurança ganham ainda mais importância. Para melhorar o rendimento o rendimento e evitar lesões, acessórios como capacetes, luvas e óculos são de extrema importância. A sapatilha de ciclismo, por sua vez, é um item praticamente obrigatório para quem pratica o ciclismo no asfalto ou na trilha. Os benefícios do uso desse tipo de calçado especial são muitos: conforto para os pés, estabilidade sobre o pedal e melhor desempenho.

As sapatilhas se encaixam com um par específico de pedais clip, que oferecem a fixação correta dos pés no pedal, fazendo com que o ciclista fique com os pés 100% do tempo colados no pedal durante todo a prova (em caso de competição) ou percurso. Além de aumentar o desempenho, o conforto e a estabilidade também são pontos importantes ao escolher o calçado. Se o seu objetivo é pedalar longas distâncias no asfalto, a sapatilha speed é a ideal para você. Se você pretende percorrer muitos quilômetros em trilhas e estradas de terra, a sapatilha de mountain bike é a escolha certa.

Sapatilha speed

As sapatilhas speed, como o próprio nome indica, são feitas para o ciclismo de estrada, também conhecido como ciclismo de velocidade. Para garantir que o desempenho e a velocidade, elas são feitas em materiais leves e rígidos, garantindo que toda o máximo da força aplicada pelas pernas chegue com eficiência ao pedal. Os modelos profissionais garantem extrema ventilação, mas o solado liso e rígido não é dos mais confortáveis para o contato com o chão, já que são feitas para quem pretende pedalar por quilômetros e mais quilômetros. As mais acessíveis são feitas em plásticos, mas as profissionais (e mais caras) são produzidas em carbono – ultra rígido e extremamente leve. O fecho pode ser em velcro, catraca ou até com cordão.

Sapatilha de Mountain Bike

Feitas para quem pretende praticar um esporte mais radical, as sapatilhas de mountain bike, ou sapatilha MTB, são feitas para quem deseja pedalar em terrenos irregulares e aventureiros como estradas e trilhas. Diferente dos modelos speed, as sapatilhas de mountain bike possuem um solado menos rígido e com gomos na parte inferior, já que o praticante pode precisar caminha sobre os pés e não sobre rodas em um percurso cheio de lama, água e buracos. Por isso, elas também são mais confortáveis do que as sapatilhas de velocidade, já que o terreno irregular exige tal conforto. Também possui um ótimo sistema de ventilação e diferentes sistemas de fecho, variando o valor de acordo com a qualidade do material.

As sapatilhas MTB e sapatilha speed podem ser encontradas em lojas de bike em valores que variam entre R$ 200,00 e R$ 5.000,00, variando de acordo com o material produzido e de acordo com a necessidade do praticante, seja ele amador ou profissional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *