Gosta de correr e está planejando correr uma maratona? Um dos principais desafios para o corredor é aguentar as grandes distâncias. Para conseguir cruzar a linha de chegada, é necessário se preparar muito mais do que para outras corridas, precisando de experiência aliada a prática.

O ideal é que o corredor consiga se preparar por bastante tempo, se dedicando para uma temporada toda, correndo distâncias menores para conseguir atingir o percurso desejado. Pode ser necessário investir em uma academia para conseguir o fortalecimento do corpo ou correr na rua. Qual o melhor jeito?

Academia e corrida na rua

É muito importante conseguir se preparar antes de enfrentar uma maratona para conseguir adaptar o corredor a uma carga mais pesada. O treinamento para a maratona precisa começar o mais cedo possível. Esse é um período que pode ter a duração de 6 a 8 semanas, com um treino contínuo de corridas de 1 hora até 2 horas.

Nesse primeiro momento, é importante que o corredor comece a aumentar progressivamente o volume das suas corridas, mas aumentando o tempo e não a distância. Preparar o corpo para uma maratona pode indicar a necessidade de fortalecimento do corpo em academias através da musculação.

No ambiente da academia, o corredor tem a vantagem de estar em um lugar climatizado, com presença de ar condicionado, o que funciona muito bem para as cidades mais quentes. Correr na rua também tem que fazer parte do treinamento para poder se adaptar a uma corrida no asfalto e também com o clima durante a maratona.

Como montar um treinamento para maratona?

O período de treinamento para a maratona pode ser de 16 a 18 semanas, com um trabalho bastante diversificado. É necessário estimular a velocidade, resistência e ritmo, assim como a potência aeróbica. O ideal é realizar esse tipo de treinamento de 4 a 5 vezes por semana, incluindo o fortalecimento do corpo na musculação.

A planilha de treino pode ser elaborada todas as semanas, conforme a pessoa consegue desenvolver as suas habilidades, visto que é preciso continuar evoluindo na distância. Desse modo, os treinos podem ser alternados entre corridas na rua e musculação na academia para ter um treino completo.

Os treinos mais longos e contínuos devem ser adaptados para os finais de semanas, procurando variar nas distâncias. A mesma quilometragem pode ser repetida 14 ou 21 dias depois. Em uma semana, portanto, o atleta corre 26 km, na outra corre 28, depois mais 30 km, até voltar para primeira distância depois de duas semanas.

Nos percursos mais longos, a distância máxima indicada para quem está começando a se preparar para uma maratona é de 30 km. Aqueles que já fazem treinos e estão bem condicionados podem correr até 36 km. Para quem começa, portanto, a recomendação é não passar dos 30 km para não ter um desgaste tão grande e também para dar tempo de se recuperar para continuar com o treinamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *