Toda pessoa que gosta de correr ou está pensando em começar, já deve ter se deparado com algum evento de corrida. Um dos principais desejos é participar de uma maratona, por isso, é importante começar a praticar a atividade com segurança para poder estar preparado para aguentar uma distância mais longa ou um percurso com altas velocidades.

Se alguma dessas situações fez sentido para você, existem algumas formas de fortalecer o corpo e também a mente, tudo para facilitar o processo de alcançar os seus objetivos. Além de ter uma rotina de atividades reforçadas, alguns suplementos podem contribuir para melhorar o desempenho, como é o caso do BCAA ON. Quer saber mais dicas?  Confira

Prepare o corpo

Para começar a preparação do corpo, faça um treino de escada horizontal. Para realizar esse treino, é necessário começar percorrendo uma distância menor, aumentando aos poucos para depois voltar ao ritmo inicial. Por isso, corra 200 m, depois 400 m, depois 400 m e depois 200 m, tudo com um ritmo médio, um tempo de descanso de 2 a 3 minutos entre cada trecho.

Esse é um tipo de treino que vai ajudar a aumentar a resistência e melhorar o ritmo. Também pode ser feito o treino da escada na ordem inversa, começando a correr uma distância maior, diminuir e depois aumentar novamente. Esse treino pode ser realizado duas vezes ou até três vezes por semana, se preparando para um evento de corrida.

Outra dica é correr distâncias menores para conseguir melhorar a sua velocidade. Comece correndo 100m ou 200 várias vezes seguidas até sentir que está ficando mais rápido. Esse é um tipo de treino que tem foco em desenvolver a força, ritmo e a velocidade. Corra quatro voltas nos percursos, fazendo 100 m em linha reta e depois 100 m em curvas. Com a frequência de 2 a 3 vezes na semana.

Também pode correr distâncias maiores para conseguir melhorar a sua resistência. Corra uma distância maior, prepare o corpo para um evento que tenha o percurso mais longo. Comece com 800 m e 1,5 km para melhorar a resistência. Corra 1 km cinco vezes, com descansos de 90 segundos para cada trecho.

Faça outras atividades

Não se esqueça que é muito importante continuar treinando as pernas, uma ou duas vezes na semana. Correr é muito bom para preparar o corpo para aguentar um evento ou maratona, mas ainda vai ser necessário fazer musculação. Aproveite esses exercícios de perna para usar dentro do seu treino, como agachamentos, abdominal, afundo, elevação da panturrilha.

Outra parte do corpo que merece atenção é o tronco. Pode não parecer, mas ele é bem importante para que o seu desempenho na corrida seja melhor. Os ombros, braços e o peitoral tem que estar em forma para que o seu corpo tenha um bom equilíbrio e uma boa postura. Assim, aproveite para trabalhar com a prancha, remada alta, supino, rosca bíceps para melhorar o seu desempenho durante a corrida.

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