Muitas pessoas adoram os eventos de corrida e querem começar a organizar um. Podem ser escolas de ensino fundamental e médio, preparadores físicos, academias de esportes que querem entender como organizar um evento de sucesso, promovendo uma maior integração entre os participantes.

Para conseguir organizar um bom evento, é muito importante garantir que haja todos os materiais necessários para trazer mais conforto e também inspirar os participantes a quererem correr. Alguns desses itens como tatames eva, água, camisetas personalizadas, entre outros itens que vamos mencionar.

1 – Percurso

Tem que fazer com bastante antecedência a definição do percurso para poder definir melhor quem será o seu público, decidindo que tipo de estrutura precisa ser montada, escolhendo o local para se realizar e também para conseguir a autorização necessária dos órgãos públicos.

Esse é o passo mais importante, pois entender o tamanho da corrida é essencial para definir que tipo de abordagem vai ser usada na divulgação. Existem maratonas que são pensadas apenas para atletas profissionais, outras podem ser abertas para quem está somente começando na corrida.

2 – Categorias

Depois de conseguir definir o percurso, é a hora de organizar a corrida, estabelecendo categorias. Tem que ser oferecida modalidades que vão permitir que outras pessoas participem, como os amadores e os profissionais, sem que haja uma grande discrepância entre os dois.

Dessa forma, o público é maior, oferecendo uma ótima experiência para todos que forem participar. Para quem é o público, vai ser uma boa chance de conhecer ouros corredores com diferentes níveis, aprendendo mais sobre a corrida, deixando uma imagem positiva sobre a atividade, o que vai também incentivar que eles retornem para próximas edições.

3 – Autorização

É bem importante conseguir a documentação necessária para organizar uma corrida. Isso vai evitar que tenha algum tipo de problema legal que vai atrapalhar o evento ou que ainda prejudique a credibilidade da marca que vai oferecer a corrida.

Como as corridas são feitas em espaços que são públicos, a prefeitura tem que emitir uma autorização que deixa que ela aconteça. Além disso, também é preciso que os órgãos responsáveis pelo trânsito possam interditar as ruas que são parte do trajeto, de maneira que elas fiquem disponíveis apenas para o evento.

Esse alvará da prefeitura também vai garantir que no dia do evento não tenha nenhum tipo restrição na cidade ou algum acontecimento que possa evitar que as ruas sejam obstruídas. Não há nenhum tipo de documento definido ainda, por isso, pode variar de região para região, entrando em contato com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreações.

4 – Estrutura

É necessário montar também a estrutura do evento, pensando em materiais e equipamentos que não podem faltar. Alguns exemplos são os cronômetros, faixa de chegada, medalhas, troféus, cordões, banheiros químicos, águas, tendas, tatames eva, entre outros. 

Assim, seguindo essas recomendações e fazendo uma boa divulgação, é possível garantir o sucesso do evento de corrida, trazendo uma boa participação do público e gerando mais engajamento com o esporte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *